O Kyol Che- retiro de meditação

kyol%20che%20inst[1]

“É um privilégio haver encontrado esta técnica simples, que facilita a conexão para o ser, a mais poderosa via direta que que eu tenha encontrado em minha procura. É difícil imaginar, que somente sentando em silencio, observando a mente, estando atento momento a momento, um movimento de a mente para a não mente acontece…”
Samvara

Ter nascido ser humano é uma possibilidade ímpar em toda a Criação. Nós somos a única forma da Criação que tem a possibilidade de:

Criar sonhos;
Enredar-se neles, se envolvendo de tal forma que esquece sua face original e;

Tornar-se consciente e despertar dos sonhos criados.
Enquanto este terceiro passo não acontecer, não alcançamos a possibilidade humana.

Objetivos do Kyol Che

O Objetivo principal do Kyol Che é promover o relembrar e o alcançar do terceiro passo.

Ficaremos felizes de praticar com todos aqueles que sentem essa chamada que vem de dentro para alcançarmos o terceiro passo, “retornarmos para casa”.

Ter a oportunidade de praticar 15 dias de silêncio, meditando sentado, caminhando, cantando, usando mantras, koans, exercícios suaves de vento Zen, praticando atenção a cada um destes momentos e permitindo que sua energia volte para o centro,  para a sua fonte é, decididamente, o maior presente que você pode dar a si mesmo.

A meditação
“A mente é um contínuo congestionamento de conceitos, idéias, preocupações, ansiedades, desejos e etc… Fazendo com que você perca a sensação do Aqui e Agora. O oposto disto é o estado meditativo. É a consciência de que você não é a mente.

É permitir que toda esta energia inquieta, que circula na superfície do seu ser retorne ao centro. A meditação é o paraíso perdido que pode ser recuperado. Ela vai além do dualismo do pensamento tornando sua energia mais integrada. Não se trata de mudar conceitos mas sim de reencontrar sua própria essência”.

OSHO

Kyol Che 2022

 WhatsApp Image 2022-07-31 at 12.50.04

WhatsApp Image 2022-07-28 at 13.31.24

WhatsApp Image 2022-07-31 at 12.50.10 (1)WhatsApp Image 2022-07-31 at 12.50.05 (2)

WhatsApp Image 2022-07-31 at 12.50.03

WhatsApp Image 2022-08-01 at 15.33.13 (3)

WhatsApp Image 2022-07-31 at 13.38.48

DEPOIMENTOS KYOL CHE 2022

Primeiramente gostaria de agradecer por estar ao lado de uma pessoa muito especial, que possa chamá-la de “chama da vida”.

O acaso aconteceu e o que eu posso compartilhar com minha experiência, foi que nesses dias de silêncio, (                    ).

Obrigada! Luciane C. Baldim

Um tempo de muito barulho interior, percebido em uma viagem única para dentro, dissolvido a cada observação de sensação, sentimentos, sons e imagens. Uma transgressão da dualidade para consciência, para o ser, aqui e agora. Uma forte reconexão com a pulsação do universo, com a verdadeira essência!

Obrigada por tudo Samvara e Dhyan

Mayumi Kitano

Aprender a observar a mente e os pensamentos é maravilhoso e libertador, conversar com a mente e estar presente entendendo as confusões que a mente cria é incrível e também libertador. Quanto mais mergulho no silêncio mais encontro ferramentas para viver melhor, mais encontro paz interior, mais sou grato e na medida que os sentimentos vão conectando com o corpo e as sensações mais aumenta minha fé e confiança no fluir natural das coisas da vida, no pensar positivo, acreditar que estamos em transformação e evolução para viver com mais leveza, acreditando mais no fluir natural da vida.

Em frente, em frente com leveza, fé, confiança e gratidão por aqueles que nos ajudam a evoluir. Gratidão!

Volnei Didomenico

Uma transformação, uma experiência profunda de autoconhecimento com práticas muito bem elaboradas e com mentoras incríveis. Não tem como sair o mesmo depois dessa imersão…

Carolina Guimarães

Um intenso mergulho, profundo, que faz conexão direta com a vida. O processo traz a oportunidade de cultivar a atenção plena a cada momento, aprofundar o estado de presença e, com isso, perceber movimentos da mente que no dia-a-dia ignoramos e então  fazermos escolhas conscientes. Um ótimo presente de conexão consigo.

Muito Grato, namastê! Mauna

Uma experiência necessária de ser vivida, totalmente individualizada no campo físico (só você pode fazer por você) e ao mesmo tempo tão conectada a universalidade do ser e da consciência. Uma enorme benção ter vindo viver a experiência do Kyol Che 2022. Karen Montanholi

Seria como falar de um motorista que dirigia a 200km e de repente, freou. Naturalmente o carro não estava preparado para tal comando e capotou, capotou e mais outras vezes até parar de cabeça para baixo. O motorista não sabia o que pensar após a freada, pois eram tantos os seus pensamentos: estou morrendo¿ Quem fará todas as coisas que eu estava indo fazer¿ Como ficará minha família¿ Por que fiz isso¿E após a parada do carro, vendo-se presa às ferragens e sem conseguir sair, novos pensamentos lhe ocorreram. Pra que toda essa pressa¿ O que você tanto precisa fazer¿ De que(m) Você está correndo¿ Se agora você tivesse morrido, valeu a pena¿ Quano foi que você se perdeu em todos os seus afazeres.Eis que chega um socorro, te olha e você ouve milagrosamente “ela está viva e está tudo bem!” E neste momento, eu entendi que a VIDA é feita de milagre diário do despertar para vive-la, sentí-la e ser. A vida é um romance e não precisamos fazer nada par vive-la, só deixar o divino ser através de nós.O silêncio faz muito barulho inicialmente, porém deixar todo esses sons passarem, nos faz ouvir o que realmente importa: o momento presente. Com amor e gratidão!

Karla Fernandes de Freitas

Esse retiro de silêncio já fica programado para eu tirar as minhas férias anuais, sendo muito mais que férias, sendo muito mais que férias um retorno à essência. Esse foi o meu quarto ano, tudo estava perfeito, da maneira que tem que ser, saio daqui renovado e reconectado com o meu ser. Namastê!  Daygo Kitano

Nestes dias, digo dez dias, reaprendi a buscar e trazer, sentindo minha essência primordial a algum tempo já esquecida, tanto reprimida. O gosto, presença, vivo de minha infância. Pude experienciar com alegria os despertares pelas manhãs, sentir o frescor de cada dia, organizar, me higienizar, me alimentar, dormir, me nutrir em vida e sabores com presença; sem as preocupações que outrora o dia-a-dia, as condições e convenções caracterizassem o caminhar.Encontrar-me livre e em paz desse condicionamento foi muito conflituoso. , mesmo que tenha no caminhar os cumprimento de minhas tarefas, seMuito doloroso e sofrido.Pertencimento, o pertencer foi sempre muito inerente em minha vida. Foi algo que me impulsionou, me desafiou e também me trouxe muitas dores nesta caminhada e busca da felicidade. Entender e sentir que isso é somente estar consciente também valeu. Mas poder sentir a consciência foi libertador. Durante o retiro tornou-se, manifestou-se de forma tão respeitosa, entender e sentir-se presença, por mais conflituoso foi no entanto amoroso, simples. Aprendi, sentindo que todos somos iguais em suas diferenças. Todo o ser da natureza faz parte, é presença, que todos merecemos, merecemos.

Levo dessa experiência o conhecimento do simples, como a vida deve ser, leve sem auto cobranças, me sentindo parte da beleza e magia que é o bem de estar viva, em presença, em consciência, em amor.Observar e dar lugar a tudo o que já passou, que já passou tem sentido, faz sentido. Dar lugar e manifestar estar presente, ser consciência. Sentir que, mesmo que tenha no caminhar os cumprimentos de minhas tarefas,  resolver meus desafios, observar e respeitar meus momentos conflituosos, que de agora, neste momento, a cada momento eu conduza minha vida com maior zelo, carinho, olhar terno com simplicidade e o ser.

Maria Inês de Mello F.P.de Miranda

Amigos queridos,Estou retornando ao Kyol Che neste ano de comemoração dos 30 anos. Um presentão do Universo! Parabéns a vocês que fizeram deste momento, a cada momento um espaço de acolhimento, silêncio e reconexão com a Consciência (EU).

Eu estou saindo daqui com o corpo restaurado, com a mente em paz e plena de amor e gratidão. Muitos mais virão!

Atmo Sasha

A experiência não se pode colocar em palavras, mas posso pensar sobre ela. Já escrevi sta cartinha várias vezes porque já estive nesse retiro muitas vezes. A cada experienciar sempre é novo. E agora, que conheço a estrutura, pude aprofundar ainda mais no “marinar” o ser. Reconhecer que não sou meus pensamentos é maravilhoso. Me deixou mais leve.Tudo nessa experiência, no meu modo de experimentar, é divino, profundo, tranquilo. Um verdadeiro descanso… como consciência. Em todos o local tem especial participação: a natureza, a comida, a equipe da pousada, tudo maravilhoso. As entrevistas e os cuidados atentos da  mestre nos orienta com exatidão no caminho de ficar conosco mesmo.Mesmo tendo vindo num momento complicado de vida, e talvez por isso, amei a experiência. Sou ó gratidão!! Este momento!!!

Carla Vicente

A minha experiência nesse Kyol Che foi de encantamento e estranhamento. Encantamento porque tudo no Kyol Che é lindo! Desde o local escolhido, que parece ter sido “feito” para esse retiro ao ritual em si, até todo o processo interior que se desenrola durante o tempo que ficamos reunidos. O estranhamento se dá porque esse ritual-retiro-processo parece não ter muito espaço na sociedade em que vivemos, com tanta pressa, afazeres, compromissos inadiáveis, pressão por produtividade e resultado. Nem mesmo a Ciência, fundamental para o progresso da humanidade, pode se ocupar dos temas aqui tratados, afinal são tidos como irrelevantes para o funcionamento desse sistema insano em que vivemos, gerador de uma sociedade completamente adoecida em todos os níveis.

Merece destaque a total devoção e amor com que Samvara leva a cabo esse encontro há 30 nos com suas companheiras Dhyan e Célia que fazem tudo acontecer com impecabilidade.Nesse ambiente há segurança e confiança, que são muito importantes nesse processo que, sim é individual, mas que se feito em grupo se torna potente, verdadeiro e único. Para mim todos os participantes foram maravilhosos, e sinto que se dedicaram verdadeiramente para que toda a “magia”acontecesse. Eu não poderia deixar de mencionar a cozinha da Martina e o seu cuidado com as acomodações e todos os detalhes para que nossa estadia fosse tão confortável. Vida longa ao Kyol Che! Que mais e mais pessoas se beneficiar desse retiro de silêncio. Com amor, Márcia Sayd Bomfim

Na incredible experience. Both eye opening and mind closing. The nine days in silence, seem like a lot, but quite frankly, they are not enough.

Na amazing experience that guided me to unlearn much that I thought  I already knew. It was beyond relaxing psysically but specially mentally. The entire staff added so much positivity to may experience. Closing the mind  is something I suggest to everyone, and there´s no better place than here.

Beautifull nature, great techniques, lots of learning and unlearning. Be aware: you will want to come back again, as I surely do. Get ready for a life changing experience and a true quiet mind. Find your true self in the here and now. Thank you so much to all. What na excelente experience and group!!

Rafayel Lemos

Assista o Video do Kyol Che:

20 anos de Kyol Che no Brasil

DEPOIMENTOS KYOL CHE 2019

IMG_8783

IMG_8740 (Editado)

IMG_8758

IMG_8771

IMG_8740 (Editado)

IMG_8796

“Vivência transformadora.É no silêncio e na quietude que aos poucos as amarras do sofrimento vão se diluindo para deixar a consciência ilimitada fluir e é nesse fluxo que está a alegria de simplesmente ser!!!”Frase marcante do KC2019 – “ Quem vai para fora está sonhando. Quem vai para dentro está desperto” (Carl Jung)

Nara Cinda Alvarez Borges

“Experiência maravilhosa… Liberdade!

Além da escolha … Agora!

Descanso, leveza, natureza, paz”

Carla Vicente

“As experiências vividas nestes dias é algo que jamais senti em minha vida; foram muitas energias movimentadas, pensamentos que fluíram, mas acima de tudo a sensação de presença é algo inexplicável, é uma energia maravilhosa.

Gratidão a todos que participaram: aos colegas, equipe do hotel e em especial a Samvara e Dhyan.”

Luciane Caovila Baldim

“Somente quando minha mente parou e eu completamente desapeguei de tudo (formas, pensamentos, egos) e de todos, comecei a reencontrar com o verdadeiro Ser.

Foi uma experiência única. Que por mais que eu tente, não há palavras para descrever essa experiência.É uma paz que transborda.Este momento!Obrigada!                                                                         Luciane Caovila Baldim

“A estrutura do retiro de silêncio e a competência e carinho das pessoas envolvidas, para que tudo chegasse no momento certo, me deu suporte para o meu mergulho interno, onde mais uma vez, pude ter a clareza de que tudo o que preciso está dentro de mim. “ O sofrimento

É uma opção”. Gratidão”                                                                                                Daygo Kitano

“Tudo se apresenta quando se está presente”Esta é a parábola que se colhe ao se mergulhar nesta experiência de Kyol Che. Neste local que é um presente, de natureza exuberante e acolhimento ímpar.

Com  práticas de meditações intensas apoiadas com uma irmandade acolhedora se permite mergulhar mais e mais fundo na observação do que é, do que se apresenta no momento e o tanto de energia colocado no presente; e que presente foram estes dias. Gratidão!

Avikal

“Neste momento com o coração cheio de amor e bons sentimentos, de leveza, de suavidade, primeiro quero lhe agradecer, muito, muito obrigado por proporcionar este trabalho maravilhoso, gratidão!

A cada dia que eu mergulhava mais em mim e me permitia sentir e observar a mente, os pensamentos e os sentimentos, eu me encontrava com meu coração, com uma luz muito bonita, silenciar e deixar a poeira baixar foi a melhor experiência que já vivi.

Agora consigo olhar, observar, sentir e acolher e organizar os inúmeros pensamentos e emoções, mais confiante em mim e em cada momento agora posso seguir em frente, em frente, em frente momento a momento.Gratidão!                  Volnei Di Domenico

“Gratidão por possibilitar este campo de energia favorável a observação.”Cirilo Schenkel

—————————————————————————–

DEPOIMENTOS RETIRO KYOL CHE 2018

KC18

KC-001

 file1-12

DEPOIMENTOS KYOL CHE 2018

Realmente é uma experiência sem palavras… É preciso experimentar. Dar férias para a mente é poder ser quem você realmente é. Foram dias maravilhosos.

O local é um paraíso, a comida excelente e o programa de silêncio é libertador. Mesmo para quem como eu já veio algumas vezes, nunca é igual. Vamos nos aprofundando na nossa própria capacidade de relaxar.

“Relaxar como consciência!!”

Abrir mão da ilusão: daquilo que não somos…  Deixando ir o passado, o futuro e permitindo que nossa essência prevaleça sobre o irrelevante.

Meu sentimento: GRATIDÃO!

Carla Vicente ( Rio de Janeiro – RJ )

Words got a new meaning,

I am in awe with the true nature of “my mind”.

Never before I notice how aggressive, imposing it was…

It was a great opportunity for deep exploration, some discoveries and a renewed sense of enthusiasm with life; AT THIS MOMENT.

Cláudia Sabino ( EUA)

É maravilhoso usufruir da super-estrutura do Kyol Che e, simultaneamente, da infra-estrutura do Morgenlicht.

Cirilo Schenkel  ( Curitiba – PR )

Diria que foi um SIM para a vida

Um encontro

Uma entrega

Uma vibração diferente

Uma constatação

Já está tudo pronto aqui. Cuidado nos mínimos detalhes.

Cabe a mim apenas descansar nisto

Dançar minha dança

Entoar meu canto

E deixar que o silêncio me revele o próximo passo, Instante a Instante!

Namastê

Fabiana Pires Vieira ( N. Friburgo – RJ )

Ficar em silêncio, sossegar a mente, enxergar além das formas e mergulhar no verdadeiro ser, foi uma experiência mágica.

Poder observar que o PRESENTE é apenas ESTE MOMENTO e nada mais.

Apenas ser

Momento a Momento

Este, este, este, este

Gratidão

Luciane C. Baldim  ( SC )

Oficialmente apresentei-me ao mundo e ele apresentou-se a mim, até então eu o conhecia ou acreditava que o conhecia, pois a mente o havia apresentado com todos os seus filtros a 39 anos atrás.

Pela 1ª vez aos meus 39 anos, senti o que é paz.

Pela 1ª vez pude ouvir e sentir meus próprios passos.

Pela 1ª vez senti que “está tudo bem”.

Paz, leveza, amor, abundância estão dentro de mim o tempo todo, agora percebo que sempre estiveram.

Tempo, vezes, anos, passado, futuro; quanta bobagem!!!

Sou grata a tudo que a mente me apresentou até um momento atrás. Agora é hora de silenciá-la.

Agora é hora do presente!

Vaneide Di Domenico Ruedell ( Fortaleza – CE )

………Enfim…

Sair da “maluquice” da mente, ainda que por alguns instantes, libertar-se da “macaca” que se agita o tempo todo, estar, enfim, PRESENTE, faz toda  a diferença. Relaxar, sem nenhuma expectativa, apenas permitir-se SER. É neste momento maravilhoso que posso tocar a Consciência Ilimitada, de onde vim e para onde retornarei.

Sou grata!

Maria das Graças Sales ( Niterói – RJ )

Experiência transformadora, repleta de ensinamentos e insights preciosos que iluminam nossos corações.

É sair do mundo, sair das ilusões e se recordar de quem verdadeiramente somos.

Estrutura e suporte perfeitos. Alimentação divina! Tudo para nos firmarmos na Consciência pura.

Depois desses poucos dias meu sentimento é de imensa gratidão ao Universo, a tudo e a todos pela oportunidade de crescimento espiritual.

Estou aprendendo a me curar!

Nara Cinda A. Borges ( Alto Paraíso – GO )

Ter estado estes dias em prática intensa de meditação, ancorado numa estrutura perfeita e com apoio espiritual da dharma teacher Samvara colocou-me no propósito da vida que é viver ancorado e relaxado na essência, seguindo sempre no momento… Este… Este…

Dhyan Avikal ( Guarapuava – PR )

————————————————————–

DEPOIMENTOS RETIRO KYOL CHE 2017 

Aos pouquinhos tudo vai sendo gestado, como em um útero. Paz, harmonia, quietude e amor. Se reconhecer, como nascer, doi um pouquinho mas no final, é isto, SER.

Obrigada, gratidão imensa por este e outros Kyol Ches.

Atmo Sasha

Menos é mais!!!

Um maravilhoso presente, em todos os sentidos. Era o que eu buscava e precisava, descansar, tirar férias da minha mente, relaxar profundamente e ao mesmo tempo estar com vitalidade, energia, atenta.O lugar é lindo, aconchegante, o encontro é cercado de cuidados, carinhos, da comida orgânica saindo da horta, à massagem no corpo e na alma. Tudo tem um sentido. Marca uma nova etapa da minha jornada.Gratidão Samvara, Dhyan e Célia.

Telma Rocha

 

Ficar em silêncio me deu a oportunidade de um entendimento melhor de como a minha mente funciona e observá-la sem cobranças, sem pressão.

Como eu cheguei: ansiosa, com fadiga, dificuldade de concentração. E hoje, no último dia, todos estes sentimentos melhoraram, saio com mais energia, no aqui e agora, mais consciente no que EU SOU!

Indramara Figueiredo

Nos primeiros dias sentia-me como uma orquestra desafinada, sonolenta e sem maestro. Neste momento a orquestra descansa como consciência, curtindo a sinfonia do silêncio. Gratidão!! Gratidão!!!                      Luisa Galindo

Me permiti ir largando as velhas amarras que me prendiam a um passado velho e inútil e no silêncio profundo percebi que é na aceitação das pessoas e situações como se apresentem, que se removem as raízes do sofrimento e se pode ancorar em quem verdadeiramente somos. Momento a momento, fui atingindo um espaço interior de muita paz e alegria, como só havia experimentado na infância. Silêncio é caridade, é abrir caminhos para a autotransformação, pureza e alegria.

Nara Cinda A. Borges

Todo buscador comprometido com crescimento sabe que a jornada é necessária. No entanto, por condicionamento pode se perder no caminhar que nunca para. Samvara transborda o lembrete: Pare! Relaxe! Aproveite a vista! E nesse convite simples… Aaahhh!! Sorriso! Ar fresco!! Silêncio!! Outra dimensão.

Descanso e nutrição. Impossível não mencionar o espaço Morgenlicht. Simplesmente incrível… em todos os sentidos.

Deixo aqui o desnecessário e levo comigo uma gratidão imensa.

Amei. Namaste!!!

Ma Dhyam Chandradani

Momentos inesquecíveis num lugar fantástico.

Sinto que dei mais alguns passos ao meu encontro.

Rashmideva

Passar esses dias em silêncio e identificar como a mente pode nos levar a sofrer quando estamos identificados com alguns pensamentos limitantes  foi revelador.

As grandes mudanças vêm do simples e de dentro.

Gratidão!                                       Daygo Kitano

Numa estrutura ideal para apoiar o não fazer com a prática intensa da meditação e ancorado em palestras e vídeos de mestres iluminados, com o apoio da Samvara, nos encaminham para um mergulhar profundo no ser.

Avikal

Minha experiência não poderia ter sio melhor. Tudo pensado nos mínimos detalhes para que nós pudéssemos dedicar 100% do tempo no objetivo final.                  Ricardo Carvalho

A descoberta do prazer de estar aqui porque eu escolhi me aprofundar e a experiência de fazer a mesma coisa, o mesmo retiro e aprender tentas coisas!Novas e outras nuances do mesmo aspecto.

E principalmente sentir gratidão!

Cecília Lopes Alencar

É gratificante perceber a renovação constante do Kyol Che, e com isso permitir o acesso às camadas mais profundas da consciência por parte dos meditadores. Minha gratidão aos 10 anos ininterruptos de meditação.                    Cirilo Schenkel

DEPOIMENTOS dos participantes do retiro  2016

Eu diria que é um presente. Um profundo sentimento de ser. Pode nascer quando se descansa e se para de alimentar o ego (pensamentos, sentimentos, interpretações da realidade).

É um privilégio poder experimentar a dança da “estrutura” do retiro e a dança dos pensamentos, e no fim celebrar a paz, o amor, a tranquilidade.

Carla Vicente
Por detrás da disciplina e vontade requeridas num retiro de silêncio de 15 dias como o Kyol Che, há um contínuo desabrochar, uma surpresa e novo sabor a cada momento. Sou grata!

Márcia Sayd Bomfim
Com o apoio de pessoas amorosas e dedicadas, fui aprendendo, passo a passo, como meditar e permanecer em silêncio profundo, o que permitiu a percepção de situações e pessoas sob outra perspectiva.

Assim, muitos dos antigos temores e resistências foram aos poucos se dissolvendo, ao mesmo tempo em que uma nova consciência de vida começou a florescer.

Também aprendi que essa consciência sempre esteve comigo e sempre estará, nem é preciso se esforçar, basta a entrega de velhos apegos e medos para receber tudo de melhor que a vida nos reserva.

Minha eterna gratidão!

Nara Cinda A.Borges
A possibilidade de perceber a conexão com todos, com todas as outras pessoas, com uma compaixão verdadeira, cheia de amor e comunhão.

Cecília Lopes Alencar
Um reencontro com o SER, com a vida. Soltando o que já serviu, mas neste momento é passado. Pouco a pouco o silêncio se impõe e no agora só o amor e muita gratidão a todos.

Sasha ( Mariana Babo)
Melhor investimento que fiz para mim. Estes dias no Kyol Che foram enriquecedores de aprendizados, autoconhecimento e libertação. Sou muito grata a tudo!

Michelle Salles
Deixo o Kyol Che mais relaxada e com muita clareza do que é a minha mente. E sinto uma presença em mim do que não é ela.

Uma presença… sem afirmações… apenas.
Nirjana ( Maria Amélia de Menezes)
Minha gratidão por passar duas semanas observando a impermanência da vida com o intuito de alcançar a permanência do vazio.

Cirilo Schenkel

Os 11 dias de silêncio superaram todas as minhas expectativas. O que parecia ser um desafio de resistência,foi na realidade uma experiência prazerosa e estimulante.

Os detalhes, cuidadosamente pensados, foram se mostrando muito importantes no processo, cada um com seu objetivo determinado, nos dando informações na hora certa para serem absorvidas.

Agora percebo em mim uma grande mudança que me deixou mais calmo, confiante, alegre e com uma sensação de paz interna maravilhosa.

Na realidade foi uma transformação, onde nada me foi retirado ou adicionado, como que em um quebra-cabeça, onde todas as peças estão numa caixa, embaralhadas, e aos poucos vão sendo organizadas e encaixadas, fazendo sentido e finalmente um belo quadro.

Ricardo Carvalho

Depoimentos do Kyol Che 2015 

Life is a romance.

Enjoy it everywhere and anywhere.

I can create as much misery as I want .It is all in my mind. I learned how to deal with bad thoughts. I got a much better understanding about meditation and that meditation is the only way to achieve awareness.

I was able to recap my entire life and had important insights, both in family as business affairs.

Norbert,Koeln,30.7.2015

Para mim foi muito bom neste 2. KC. Senti mais profundidade. Que este grupo continue por muitos anos.

Gratidão                         Leia, Fortaleza, 30.7.2015

 

Este pratica intensa de meditação com a estrutura dando intenso suporte,guiando a cada dia com depoimentos (videoas de mestres despertos)proporcionando intenso aprofundamento da busca pelo (Eu Sou),abrindo um caminho de transformação.trazendo imediato bem esta e alegria do ser.

Dhyan Avikal, Guarapuava  30.7.2015

 

No início minha mente era um zoológico enlouquecido. Agora os animais tomam sol e eu repouso, relaxo neste momento!

Imensa gratidão!!!

Luisa Galindo, Curitiba, 30.7.2015

Uma   boa brincadeira…

Intensidade, receptividade…

Senti o amor da existência,

Gratidão!!!          Carla Vicente, Rio, 30.7.2015

Gratidão! É o que sinto em meu coração por estes dias de silêncio e quietude.

Foram dias de um intenso observar e deixar ir. Pensamentos, emoções, sentimentos chegaram e se foram, e eu pude perceber, sentir, a impermanência de tudo.

Deste jeito os espaços foram se abrindo e por alguns momentos pude sentir uma paz e um silêncio interior difícil de exprimir em palavras. No entanto, o vi espelhados na mesma paz e silêncio das montanhas deste lindo lugar.

Viver aqui estes dias foi um passo a mais na direção de mim mesma. Dispensar alguns dias da minha vida para mergulhar neste silêncio foi um presente infinitamente belo que dei a mim mesma.

Sei que cada um acaba encontrando o seu próprio caminho inspirado pelo seu mestre interior. Saio daqui com a certeza de que se seguir os passos que sussurram o eu coração, não tenho como me perder.

Grata a tudo e a todos por este compartilhar!

Bahulya, Manaus, 30.7.2015

Mais camadas compreendidas com novos entendimentos. O desafio é levar para a vida do dia-a-dia as conquistas aqui conseguidas.

Muita gratidão pelos 25 anos de Brasil instruindo e construindo novos seres humanos.                              Cirilo, Florianópolis, 30.7.2015

É muito engraçado… ao decidir participar do retiro pensei que poderia ficar louco… correr!

Aos poucos fui sentindo como que calar e silenciar é prazeroso. Como faz bem!

Corremos tanto no nosso dia-a-dia que esquecemos alguém tão importante no caminho: nós mesmos!

Após 14 dias em contato comigo mesmo sinto que posso continuar minha jornada bem mais preparado e presente, sabendo valorizar o momento mais importante. ESTE!!!

Mardônio, Fortaleza, 30.7.2015

Nos primeiros dias de silêncio pude perceber minha mente neurótica, controladora, sempre buscando respostas para cansativas e repetitivas perguntas, uma verdadeira cilada para a felicidade e um processo exaustivo. Conforme minha percepção foi aumentando, minha resistência diminuiu, consegui em alguns momentos relaxar e perceber o aqui agora e descansar na consciência, não buscando mais o entendimento de todas as questões, ou da mente ou do próprio processo, simplesmente deixei acontecer e o relaxamento veio junto com a paz.

Ainda estou engatinhando, mas hoje posso dizer que conheci o presente e vou lutar, ou melhor “não lutar” para desfrutá-lo.                                                                     Flávia Jubran, São Paulo, 30.7.2015

Poder experienciar que existe um espaço de profunda paz e plenitude tão perto, tão próximo de mim – que sou eu mesma, esta presença, este eu sou que está no aqui e agora. Em cada respiração posso adentrar mais e mais neste espaço é algo fantástico e confortante.

Onde não há passado, pois este simplesmente foi e o futuro é apenas uma crença – e fica somente o presente, muda toda a maneira de viver.

Perceber que não sou meus pensamentos, eles são apenas nuvens que passam, deixando somente o vazio da presença, trás muita paz e tranquilidade.

“Descanse…

Descanse com a consciência…

Descanse”

Se transformou em um mantra.

Falar sobre Kyol Che é igual a descrever como é comer uma maçã. Você pode falar sobre como é a cor da maçã, seu  – uma experiência a ser vivida. Simples assim!!!

Namastê!!                                                           Vitória, Manaus, 30.7.2015

Depoimentos Retiro Kyol Che 2014

Maravilhoso, foi uma grande experiência e descoberta. ( Léia – Vanderléa Di Domenico )


Após altos e baixos, concluo meu sétimo Kyol Che. Há muitos anos soube que eu não sou minha mente, porém, somente neste retiro tive a plena percepção dessa realidade. Gratidão.
( Cirilo Schenkel )


Uma morte em vida, onde olhamos para nós mesmos e vemos nossas formas pensamento onde foram construídas; umas no medo, outras em carências, outras e mais outras; vamos desintegrando-as; como se fosse um filme. Então tudo começa a ficar vazio e o vazio se expande e de repente te enche de paz e êxtase. Quatorze dias de recolhimento, de limpeza de todas as nossas identidades. ( Elcie Kuramoti )


Percebi que o objetivo do retiro era muito mais do que ficar calada e ia mudou a minha concepção da vida. No final do retiro me dei conta que conheci uma outra Anna. Eu ganhei força e coragem para me libertar de regras e conceitos que estavam impregnados na minha cabeça. Me sinto renovada para desfrutar a vida e o que ela me oferece. Estou em busca de uma resposta para a questão “Quem em sou?”, mas agora sei que a resposta está dentro de mim, na minha essência, é algo inexplicável.
( Anna Frangipani)


Brisa de vento

Casa vazia

Vida Morte Vida Morte Vida Morte.

Este momento (Cris Valias )


Se no meu primeiro Kyol Che eu encontrei a beleza e o poder do momento presente; no meu segundo, encontrei no presente a quietude e toda a consciência e paz que vem com ela. Então, nesta minha terceira vivência eu aprendi, ou melhor, lembrei, de relaxar nessa quietude e que a todo momento ela se faz presente. Quem sabe o que descobrirei no próximo Kyol Che?

Nos dias corridos do nosso cotidiano e com o ritmo frenético e impiedoso que a vida tem tomado, o retiro é sem dúvidas uma ducha de água fresca num dia quente e abafado!

( José Henrique Castelo Branco )


Fazendo o retiro pela segunda vez, vejo com mais clareza para onde vou e vou continuar indo

em frente, cada vez mais indo para o vazio.O caminho se torna fácil quando você se entrega sem esforço… apenas relaxo na quietude, no silêncio e o resto é consequência… Paz,

Consciência, Eternidade! ( Keiko Sanches )

Depoimentos Kyol Che 2012

Foi descobrir que é mais simples que se possa imaginar. E como nosso tempo se complica.

E descobrimos que a complicação de se estar no agora é por não aceitarmos a sua simplicidade. O sinta interno foi a maior descoberta que tive nesses dias.Foi muito bom.

Que Deus abençoe todos vocês. (José Luiz Vaz Rodrigues)

Expansão! Cada Kyol Che que participei ( este é o terceiro) me trouxe uma experiência que, de uma maneira sutil, porém definitiva, mudou a minha forma de ver e sentir a vida. Hoje, me sinto mais contente e tranquila. Tive a oportunidade de vivenciar que realmente tudo está nesse momento; neste segundinho precioso chamado vida.

Obrigada a Samvara por seu carinho, paciência e orientação.  Obrigada a Dhyan e Célia pela constante atenção ao nosso bem estar tanto emocional quanto físico. E, obrigada a toda turma do Morgenlicht. Vocês são show.

( Anúzia C.B.Rodrigues )

A única maneira de descrever é:  “Este momento.”

Encontrar a paz interior e relaxar com a certeza que “não há nada a fazer, nenhum lugar para se ir e nada a conseguir.”  Isso é maravilhoso.

Foram 14 dias abençoados e de muita liberação.

( Isabel Cristina Dihl Otto)

É um aprofundar interior, é um chegar, um sentir-se em casa, onde as respostas simplesmente existem, são, de maneira tão clara e simples que as perguntas desaparecem, deixam de existir.                                                                 ( Sonia Marli Ribas)

Dias de/com consciência.

Comi bem, dormi bem e tive todo suporte necessário.

Procurei ficar presente. Trabalhei paciência e ritmo próprio dentro da estrutura.

Olhei identificações… dores, doenças, progresso, ego… Me separei dos pensamentos por instantes e vivi.

Tive momento de lagarta e momentos de borboleta.

Curti a vida e a natureza exuberante do local.

Termino leve e plena.Gratidão!                              ( Carla Vicente)

Agradeço ao Kyol Che por mais algumas camadas dissolvidas. Obrigado por este momento… este momento…este momento.

( Cirilo Schenkel)

Samvara muito grata por me mostrar o outro lado do mundo. Foi instigante, revelador e clarificante.  O silêncio é restaurador da essência que esquecemos. Espero acordar para isso.

Muito obrigada.

p.s Dhyan:  “está perfeito”                              ( Márcia Moss)

Estar comigo esses dias foi bem especial, percebi o quanto estava desconectada de mim mesma, uma oportunidade de olhar prá dentro, ouvir meu coração, perceber os padrões da mente.

Neste momento me sinto feliz e agradecida ao Divino por esta grande oportunidade.                                                                                                             (Maria Odete de Oliveira – Anandi)

Samvara.

Que alegria eu sinto em meu coração pela bondade do grande mestre por existirem pessoas como você.

Nestes 14 dias comprovei como os ensinamentos do grande mestre são simples, aonde o orgulho, inveja e ciúme não fazem parte, e dias estes que pude sentir que dentro de uma simplicidade é que me conectarei novamente a minha essência usando apenas o que é meu de direito que é “Este Momento”.

Grata Samvara, saúde e sabedoria.        ( Janaína Urias Martins)

Silenciar a mente… basta sentar-se relaxadamente e descansar. De tão simples torna-se difícil. Meditar não requer nada! Nenhum pré-requisito, nenhum material (livro, computador…) É você com você mesmo. Então, de mãos vazias, nasço e morro na solitude.  Sempre ouvi falar “do pó ao pó voltarás”.

Do futuro, só uma coisa é certa: a morte; por isso, desapegar já é preciso para evitar o sofrer.

Para onde vou, não sei, mas vou sempre em frente. E no meu caminhar eu reverencio o Criador, amo o próximo e a mim mesma incondicionalmente enquanto essência que somos todos.Na minha existência eterna, vou me lembrar sempre “ Este Momento é tudo”, e está tudo em ordem.                                                                                            (Keiko)

Segunda vez!  Foi importante dar esse tempo prá mim. Observando meus pensamentos percebi que na maior parte do tempo, o que pensamos poderia ir direto para um incinerador.

Acompanhei  lutas incríveis, argumentei com pessoas tentando convencê-las de que eu estava certa, fiquei com raiva, perdoei, ensaiei discursos, viajei para o passado, imaginei o futuro criando expectativas infundadas, briguei… Quanto tempo perdido!

Quanta energia desperdiçada.

Constatando tal fato decidi não alimentar mais essa mente “muito doida” e praticar mais a meditação. Observar e deixar ir os pensamentos, deixando o caminho livre para que a consciência guie meus passos.

“Eu sou a consciência na qual tudo está contido” Obrigada!!!                    ( Nice de Toledo )

Antes de tudo Sam, eu quero te agradecer o apoio e orientação que recebi neste trabalho maravilhoso e pela bondade da natureza divina de ter enviado pessoa igual a você para semear semente de luz na consciência das pessoas.

Oportunidade de reconectar com a totalidade da existência.

Sam, eu estou feliz de ter participado mais uma vez deste Kyol Che, que prá mim é o quarto encontro.

Como é bom sentir livre da prisão mental, o reconhecimento que a felicidade, a paz e o amor só acontece no aqui e agora, neste momento, seguindo sempre em frente!!

Muita luz, com amor.                                                                   (Afonso Vaz de Campos)